10 de abril de 2011

HQ: Charlie Brown

Charlie Brown é um personagem de HQ da série Charlie Brown, também conhecida por "Peanuts" criado por Charles Schulz. Este personagem de história em quadrinhos se caracteriza por um humor delicado e melancólico, traço marcante na trajetória do desenhista norte-americano Charles Schulz.



Charlie Brown, de calças curtas, calvo e cabeça redonda, coroada por uma única mecha de cabelos na frente, é um menino de "oito anos e meio", sempre cheio de preocupações. O personagem apareceu pela primeira vez numa história em quadrinhos publicada em St. Paul Press e o desenhista logo o incluiu em seu célebre "Peanuts", publicado pela primeira vez, em sete jornais diferentes, dia 2 de outubro de 1950.

Na Turma do Amendoim o herói (ou anti-herói) é Charlie Brown. Ele não é, absolutamente, um menino como os outros. Pra começo de conversa ele é sempre Charlie Brown, por extenso, e imagino que seja chamado assim para que não haja a menor possibilidade de confundi-lo com um Charlie qualquer.

A aparência é inconfundível: Charlie Brown é aquele menino de cabeça redonda, o que está sempre com a mesma camisa com a barra em ziguezague. Todos exploram o pobre Charlie Brown e se divertem fazendo-o de bobo, mas Charlie Brown não é um bobalhão. Charlie Brown é um ser humano normal, generoso, amorável, simpático e errado.

Errado? Erradíssimo. Charlie Brown é o que se pode chamar um fracasso completo: jamais conseguiu empinar um papagaio, perde sempre no jogo de damas, nunca comemorou a vitória do seu time de beisebol (do qual ele é o técnico, o capitão e o principal jogador).

Charlie Brown vive querendo agradar e sua preocupação permanente é tomar-se um garoto popular na sua turma. Mas vive deprimido, infeliz, tem pena de si próprio porque sabe que a tarefa é impossível e que ele vai fracassar mais uma vez, como fracassa em tudo.

Ainda por cima, acredita na bondade das pessoas e está sempre sendo surpreendido pela maldade da vida. Mesmo o seu cão não acredita muito na sua capacidade de sobreviver.

Na verdade foi Charlie Brown o primeiro a brincar com a Nona Sinfonia, pois para Schulz era divertida a idéia de um menino tocando todas aquelas notas complicadas. E para prosseguir com esse conceito, veio o piano de brinquedo e Schroeder que era pequeno, cresceu rapidamente.

Charlie Brown, Linus, Lucy, Snoopy, Schroeder, são os principais personagens dos Peanuts e de uma das mais bem sucedidas aventuras editoriais do nosso tempo.



Nenhum comentário: