Zeus, filho de Cronos e Réia, tornou-se o rei dos deuses após liderá-los, destronando os Titãs. Zeus significa "céu" e, como deus do céu, ele controlava o tempo e usava raios como arma.
Hera, a deusa do casamento e do nascimento, era ao mesmo tempo sua esposa e irmã. No entanto, Zeus teve ao mesmo tempo muitas outras conquistas amorosas e, por esse motivo, deixava Hera muito enciumada. O deus teve amantes humanas e divinas. Eis algumas das histórias.
Zeus e Métis
A primeira paixão de Zeus foi pela ninfa do mar Métis ("pensamento") e, embora a esperta ninfa tenha trocado de forma várias vezes tentando escapar dele, Zeus conseguiu fazer amor com ela. Quando Métis engravidou, Gaia, a deusa da Terra, profetizou que ela inicialmente daria à luz uma menina e depois um menino, que se tornaria o regente do céu. Temendo isso, Zeus engoliu Métis ainda grávida, adquirindo portanto a sua sabedoria. A crianã, a deusa Atená, nasceu da cabeça de Zeus.
Um mestre do disfarce
Zeus mudava de forma para seduzir a mulher que desejava. Com Alcmena dormiu sob a forma de seu marido, gerando o herói Héracles. Com Europa, transformou-se num touro. Quando Dânae foi trancada numa câmara de bronze, Zeus apareceu-lhe como uma chuva de ouro. Mas para seduzir Sêmele ele simplesmente se disfarçou de mortal.
Leda e o Cisne
Leda era a bela esposa de Tíndaro, rei de Esparta. Um dia, enquanto ela estava deitada na beira do rio, Zeus apareceu-lhe sob a forma de um indefeso cisne, que tentava escapar de uma águia (ave-símbolo de Zeus). Leda apiedou-se do cisne, abraçou-o, e Zeus então a tomou de surpresa. Assim, Leda tornou-se a única mulher a por um ovo, do qual nasceram a bela Helena (mais tarde acusada de ser responsável pela queda de Tróia) e os irmãos Castor e Pólux. No fim, as vidas trágicas de seus filhos levaram Leda ao suicídio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário