24 de setembro de 2011

Mundo clássico 3: A guerra dos deuses e dos Titãs



Como vimos do post anterior da série, Réia salvou seu sexto filho de Crono, dando a sua guarda à Amaltéia, na cidade de Creta.

Amaltéia morreu quando Zeus era quase adulto; com a pele dela, ele fez um escudo mágico extremamente forte. Zeus sabia de sua origem e do que o pai fizera aos irmãos, e decidiu então retornar à Grécia para se vingar.

Lá chegando, encontrou Métis, uma titânida esperta, que lhe disse não ser tarde demais para libertar os imrãos. Métis forneceu a Zeus uma droga, sob cujo efeito, Crono, acabou por vomitar seus outros cinco filhos: os deuses Posídon e Hades e as deusas Hétia, Deméter e Hera. Depois Zeus libertou os Cicoples, que tinham sido enviados ao Mundo Subterrâneo por Úrano e lá mantidos por Crono. Também eles desejavam se vingar dos Titãs.

A grande batalha
Sob a liderança de Zeus, os deuses e deusas, com os Ciclopes, declararam guerra contra Cronos e os Titãs. A batalha se estendeu por dez anos, e os poderosos Titãs pareciam invencíveis. Entretanto, os Ciclopes era hábeis artesãos e produziram algumas potentes armas para os deuses. Forjaram o raio para Zeus, para Posídon, um enorme tridente, capaz de criar terremotos e tempestades marinhas, e para Hades, uma capacete mágico, que o tornava invisível quando sobre sua cabeça. Usando essas armas, os jovens deuses conseguiram por fim, derrotar os Titãs.

Divisão do Espólio
Quando a luta terminou, os deuses passaram a reger o cosmo e decidiram dividir o poder entre eles. Incapazes de pensar em qualquer meio de determinar quem governaria que parte do universo, escolheram por sorteio. 

Zeus tornou-se o regente do céu, Posídon foi feito deus do mar, e Hades, rei do Mundo Subterrâneo. Os derrotados Titãs foram presos no Tártaro, uma região profunda do cosmo, mais profunda ainda que o Mundo Subterrâneo, e habitada por monstros terríveis. Um dos Titãs, Atlas, foi punido com a tarefa de sustentar o céu em seus ombros.

Gigantes e monstros
Gaia, a mãe dos Titãs, ficou furiosa quando os filhos foram presos no Tártaro, e iniciou então uma nova guerra. Reuniu outro grupo de filhos seus, os Gigantes, e o fez travar batalha contra os deuses do Olimpo. Zeus foi obrigado a lutar contra o monstro Tifão e última batalha, que terminou quando Zeus o encurralou na Sicília e arremessou o monte Etna sobre sua cabeça. Dizem que o fogo que é lançado pelo Etna vem dos raios que Zeus usou nessa última batalha. A luta de Zeus pelo poder acabara e ele reinou supremo em todo o universo.

Nenhum comentário: