A mitologia é umo ótimo material para a compreensão do inconsciente coletivo da humanidade. Todas as culturas tiveram seus deuses, mitos e desdobramentos relacionados para explicar a existência.
Hoje, publicamos sobre o mundo clássico, que devido sua riqueza e extensa obra, muitos dos posts seguintes serão as histórias que considero ser as mais interessantes.
MUNDO CLÁSSICO
O mundo clássico é o termo geral usado para a sofisticada civilização nascida na Grécia Antiga e absorvida e desenvolvida pelos romanos. Os escritores gregos e romanos registraram vários mitos relatando histórias de seus deuses em relação a todos os aspectos cotidianos, do tempo e da colheita à fundação das principais cidades.
"O Ovo Primordial"
No princípio não havia nada além de um vazio em turbilhão denominado Caos. Desse nada emergiu uma força criadora, que alguns dizem ser Gaia, a Mãe-Terra, outros uma deusa chamada Eurínome, que tomou a forma de uma pomba. Gaia ou Eurínome botou um ovo enorme, do qual surgiram Úrano, o céu, Ouréa, as montanhas, Pontos, o mar, e muitas outras partes do cosmo.
Gaia e Úrano fizeram amor e assim nasceram as primeiras criaturas a habitarem a Terra. Primeiro vieram os Ciclopes, criaturas gigantes que se pareciam com os humanos, mas dotados de um só olho no meio da testa. Úrano não gostou dos Ciclopes e achou que eles poderiam roubar-lhe o poder, e assim baniu-os para o Mundo Subterrâneo.
Mais tarde, Gaia e Úrano geraram seis poderosos e enormes filhos, os Titãs, que cresceram e viveram a governar a Terra. Os descendentes dos Titãs se tornariam os deuses mais importantes e duradouros da cultura clássica: os deuses do monte Olimpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário