17 de julho de 2011

Autocontrole, a grande chave



Segue parte de uma reportagem que saiu na revista Crescer, e que em se multiplicado em alguns sites.

"Estudo que avaliou 1.500 pessoas do nascimento aos 32 anos constatou que aquelas que conseguiram se controlar desde pequenas tiveram menos problemas de saúde e vícios.

E, para o bem-estar a longo prazo, essa qualidade pode ser mais importante até mesmo do que a inteligência. É o que mostrou um estudo da Duke University, nos EUA. Os pesquisadores avaliaram 1.500 pessoas desde o nascimento até os 32 anos. E constataram que aquelas que conseguiram se controlar desde a infância tiveram menos doenças (como hipertensão e obesidade), problemas financeiros e dependência a drogas, cigarro e álcool.

Os cientistas levaram em conta características como tolerância aos sentimentos de frustração, persistência para atingir um objetivo, hiperatividade e dificuldade de se manter concentrado em uma mesma tarefa (montar um quebra-cabeça, por exemplo).

'Autocontrole é uma qualidade vital para planejar aonde você quer ir, controlar o temperamento quando a vida o frustra, conviver bem com outras pessoas, saber esperar o que é realmente bom em vez de se contentar com seduções imediatas', disse Terrie Moffitt, principal autor do estudo e professor do departamento de psicologia e neurociências da Duke University."

Bem, mesmo não sendo mais uma tábua rasa, antes tarde do que nunca semear essa virtude "mágica" do autocontrole. E a meditação é uma ótima ferramenta para isso.

Hey ho, let's go!

Nenhum comentário: