15 de janeiro de 2011

Alan Aldridge

Olhe só o talento de Alan Aldridge e um pouco do da sua história:


Sua carreira começou em 1965, quando passou a atender o diretor de arte da Penguin Books, e começou a produzir ilustrações para capas de livros. Nos próximos dois anos, assumiu como diretor de arte, introduzindo seu estilo que ressoou como o estilo da época. Em 1968 criou sua própria empresa de design, INK, que se envolveu muito com criação de imagens gráficas para os Beatles e a Apple Corps.

Durante os anos de 1960 e 1970, ele foi responsável por um grande número de capas de álbum, e ajudou a criar o estilo gráfico da época. Criou um série de livros de ficção científica para a Penguin Books. Causou grande sucesso com suas ilustrações para o Bealtes Illustrated Song Lyrics, um livro com ilustrações para algumas músicas dos Beatles. Também ilustrou o "The Penguin Book of Comics", uma história de americana e britânica.

Seu trabalho foi caracterizado por um desenho animado, estilo cartoon e suave aerografia - muito em sintonia com o estilo psicodélico da época.

No cinema, em fevereireo de 1969, ele desenhou os gráficos para a controversa filme de Jane Arden, o "Vagina Rex and the Gas Oven", no London Arts Laboratory, Drury Lane.

Ele é mais conhecido, porém, pela fotografia do livro The Butterfly and the Grasshopper Feast (1973), uma série de ilustrações de insetos antropomórficos e outras criaturas, que ele criou em colaboção com William Plomer, que escreveu os versos que o acompanham, que foi baseado no poema de William Roscoes de mesmo nome, mas Aldridge se inspirou quando leu que John Tenniel disse a Lewis Carroll que era impossível desenhar uma vespa com uma peruca.

Aldridge também cruou a arte da capa de Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy, de Elton John em 1975.



Nenhum comentário: