4 de novembro de 2010

Invictus

Filme de Clint Eastwood, baseado no livro “Conquistando o inimigo”, de John Carlin.

Este filme conta um pouco a história de Nelson Mandela, destacando a utilização do rugby na tentativa de unir uma nação separatista.

A grande força que senti do filme são os atributos de Mandiba, como Mandela é carinhosamente chamado pelo povo: trata-se de um grande líder, obstinado em construir uma nação, com qualidades de caráter, estratégica e de ação como poucos.
Mandiba ficou 20 anos preso em uma cela de pouco mais de 1m². Saiu de lá, sequer com sede de vingança, mas com a força para cumprir seu papel no mundo! Um exemplo de vida digno realmente de um filme (em vida ainda... é para poucos...).

Compartilho aqui o poema INVICTUS que o acompanhou durante o período em que esteve preso e que é citado no filme “Eu sou o mestre de meu destino; Eu sou o capitão de minha alma”.

“Invictus”
por William Ernest Henley

Noite à fora que me cobre
Negra como um breu de ponta a ponta,
Eu agradeço, a quem forem os deuses
Por minha alma incansável.

Nas cruéis garras da circunstância
Eu não fiz cara feia ou sequer gritei.
Sob as pauladas da sorte
Minha cabeça está sangrenta, mas não rebaixada.

Além deste lugar de raiva e lágrimas
É iminente o horror da escuridão,
E ainda o avançar dos anos
Encontra, e me encontrará, sem medo.

Não importa o quão estreito seja o portão,
O quão carregado com castigos esteja o pergaminho,
Eu sou o mestre de meu destino;
Eu sou o capitão de minha alma.

Nenhum comentário: